Já está valendo a partir de hoje a nova lei antifumo em todo o Estado de São Paulo.A lei não prevê punição ao fumante, apenas para os donos de estabelecimentos, mas em condomínios, por exemplo, ele pode ser obrigado a ressarcir o prejuízo. Algumas universidades como PUC e USP conseguiriam na justiça o direito de repassar as multas aos alunos, professores, funcionários e visitantes que estiverem fumando.
Sobre os toldos ainda há confusão.Segundo a Secretaria de Estado da Justiça, fumar nesses casos é permitido, desde que a fumaça não invada a parte interna do local, mas temendo multa alguns lugares não estão permitindo, ou seja, vai dar confusão isso!
Eu aprovo essa lei.Acho que será bom para todo mundo e pude perceber isso em uma baladinha que fiz no domingo.Os funcionários já estava orientando as pessoas a fumarem na área externa. Vi um pessoal tentando fumar na pista,outros querendo "causar" com motim, mas a maioria dirigiu-se para área determinada. Bom, quando saí de lá confesso que fiquei surpresa, pois, nem parecia que eu estive numa pista de dança: minha roupa tinha cheiro de perfume,o cabelo cheiro de shampoo e meus olhos não arderam dessa vez.
Acredito que com o tempo todos irão se adequar a essa mudança e como disse o garoto-propaganda da campanha "as pessoas verão cenas de fumantes em bares e sentirão asco tanto quanto hoje sentem quando veem cenas antigas de fumantes nas salas de cinema".Pior que é verdade, é até surreal imaginar pessoas fumando no cinema, né?
Gosto de dar minhas tragadinhas, ora paro, ora volto.Talvez, pare de vez, ou não.Respeitarei a lei por que também gosto de respeito.
E pra quem tem dúvidas onde é proibido e onde é permitido seguem as informações:
Proibido:
- no interior de bares, restaurantes, shoppings, lojas, escritórios, boates, casas de shows, escolas, cinemas, teatros, bibliotecas
- áreas fechadas ou parcialmete fechadas de uso coletivo em hotéis, pousadas e condomínios
- veículos públicos, ou privados de transporte coletivo
Permitido:
- mesas nas calçadas desde que o local não esteja isolado por toldos e coberturas laterais
- parques e praças ao ar livre
- estádios de futebol
- quartos de hotéis e pousadas
- carros particulares
- residências
- tabacarias
- vias públicas
Mais informações:
3 comentários:
Gostei do post!
Nem parece que quem escreve é fumante! :o)
o ruim dessa lei é o exagero, pois aqui no prédio que trabalho, o zelador queria propor a construção de um fumódromo na cobertura do prédio, ou seja, um lugar totalmente aberto, mas mesmo assim não permitiram...
e aí tem um jardin na frente, totalmente sem coberturas, ar livre... mas tb não pode!
o pessoal tá indo fumar lá na calçada...
eu tb apoio, mas só em lugares fechados, esses exageros eu vou respeitar mas sem concordar...
beijo
Pois é,Mutante...Concordo com vc em todos os sentidos e tb vou respeitar.Isso prova que por mais dificil que possa parecer há fumantes civilizados tb.
Postar um comentário