quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lei antifumo:tire seu cigarro do caminho que eu quero passar,quero passar...


Já está valendo a partir de hoje a nova lei antifumo em todo o Estado de São Paulo.A lei não prevê punição ao fumante, apenas para os donos de estabelecimentos, mas em condomínios, por exemplo, ele pode ser obrigado a ressarcir o prejuízo. Algumas universidades como PUC e USP conseguiriam na justiça o direito de repassar as multas aos alunos, professores, funcionários e visitantes que estiverem fumando.


Sobre os toldos ainda há confusão.Segundo a Secretaria de Estado da Justiça, fumar nesses casos é permitido, desde que a fumaça não invada a parte interna do local, mas temendo multa alguns lugares não estão permitindo, ou seja, vai dar confusão isso!


Eu aprovo essa lei.Acho que será bom para todo mundo e pude perceber isso em uma baladinha que fiz no domingo.Os funcionários já estava orientando as pessoas a fumarem na área externa. Vi um pessoal tentando fumar na pista,outros querendo "causar" com motim, mas a maioria dirigiu-se para área determinada. Bom, quando saí de lá confesso que fiquei surpresa, pois, nem parecia que eu estive numa pista de dança: minha roupa tinha cheiro de perfume,o cabelo cheiro de shampoo e meus olhos não arderam dessa vez.


Acredito que com o tempo todos irão se adequar a essa mudança e como disse o garoto-propaganda da campanha "as pessoas verão cenas de fumantes em bares e sentirão asco tanto quanto hoje sentem quando veem cenas antigas de fumantes nas salas de cinema".Pior que é verdade, é até surreal imaginar pessoas fumando no cinema, né?


Gosto de dar minhas tragadinhas, ora paro, ora volto.Talvez, pare de vez, ou não.Respeitarei a lei por que também gosto de respeito.


E pra quem tem dúvidas onde é proibido e onde é permitido seguem as informações:


Proibido:
  • no interior de bares, restaurantes, shoppings, lojas, escritórios, boates, casas de shows, escolas, cinemas, teatros, bibliotecas
  • áreas fechadas ou parcialmete fechadas de uso coletivo em hotéis, pousadas e condomínios
  • veículos públicos, ou privados de transporte coletivo

Permitido:

  • mesas nas calçadas desde que o local não esteja isolado por toldos e coberturas laterais
  • parques e praças ao ar livre
  • estádios de futebol
  • quartos de hotéis e pousadas
  • carros particulares
  • residências
  • tabacarias
  • vias públicas

Mais informações:

http://www.leiantifumo.sp.gov.br/

3 comentários:

aline naomi disse...

Gostei do post!
Nem parece que quem escreve é fumante! :o)

Karina Mendes disse...

o ruim dessa lei é o exagero, pois aqui no prédio que trabalho, o zelador queria propor a construção de um fumódromo na cobertura do prédio, ou seja, um lugar totalmente aberto, mas mesmo assim não permitiram...
e aí tem um jardin na frente, totalmente sem coberturas, ar livre... mas tb não pode!
o pessoal tá indo fumar lá na calçada...
eu tb apoio, mas só em lugares fechados, esses exageros eu vou respeitar mas sem concordar...
beijo

O barato de Sampa disse...

Pois é,Mutante...Concordo com vc em todos os sentidos e tb vou respeitar.Isso prova que por mais dificil que possa parecer há fumantes civilizados tb.